Solitude como autoconhecimento

Estar sozinho nem sempre é nutrir algum tipo de sofrimento. A acepção do termo poético solitude indica que pode ser algo positivo, um tempo em que cada um pode olhar para si mesmo com muito bem querer. Na definição da língua inglesa, para curiosidade dos intercambistas, existe uma distinção. Solitude e loneliness, esta última pode ser traduzida de fato como solidão.

Mas ficamos sozinhos quando fazemos intercâmbio? Of course not. O que ocorre é que muitas relações que você começa a ter com outras pessoas, intercambistas ou não, na escola, no trabalho, na rua, não estão arraigadas em nós, o que pode gerar alguns momentos reflexivos do tripper – e isso é muito bom.

Saber estar sozinho é um dos atributos da jornada. Cada passo, cada escolha, cada momento, lúdico ou não, é “você com você mesmo”. Claro que podemos ter apoio, companhia para dividir, mas estamos falando, aqui, da importância do autoacolhimento e de autoconhecimento.

Ninguém precisa estar solitário em um intercâmbio, em torno da fogueira, tem espaço para todos; aqueles que moram com a gente, os professores do curso, aquele amigo do trabalho, o caixa do supermercado. Em torno da fogueira, tecem-se histórias, expandem-se experiências. Fabula-se aquilo que queremos ainda viver.

No entanto, estar com você mesmo vai trazer grandes experiências; você pode olhar para dentro de si, despertar novas versões de si mesmo, redescobrir novos e belos momentos. Solitude é a alegria que só você vê, é um suspiro que somente quem vive sabe; é o sorriso bobo para si mesmo.

O poeta Alexander Pope (1688 -1744), um dos maiores poetas britânicos do século XVIII, escreveu “Ode à Solitude”, em que fala sobre uma jornada interior desse momento, a alegria dessa vivência. Em um dos versos diz: “Hours, days, and years slide soft away, In health of body, peace of mind”. Em uma tradução livre: “Horas, dias e anos deslizam suavemente; na saúde do corpo, paz de espírito”.

A Trip Intercâmbios sabe de tudo isso. Conhece a jornada e os seus sentimentos.

Entre em contato conosco, vamos conversar mais sobre sua próxima parada.

Posts Relacionados

voltar