Morar fora é uma mudança para qualquer idade

Morar fora é um objetivo que não envelhece. As conquistas dessa realização são vastas. Estudo e trabalho, vivência multicultural, conquistas para carreira, reafirmação emocional, acesso a novos conhecimentos. A carreira ganha um novo impulso. A vida brilha. Viver no exterior por um tempo diz muito sobre nós mesmos; é a libertação de uma existência muitas vezes baseada nos receios de buscar o diferente. Isso não é um exagero. 

São inúmeros os casos de pessoas que, em idade madura, moram por um tempo no exterior e apontam gigantescas transformações. Às vezes, esse tempo é relativamente pequeno, mas expressa e revela o que de melhor temos em nós.

Você já ouviu falar em “zona de confronto”, “sair da caixa” e outros termos de autoajuda? Viver um tempo em outro país oferece —  para quem realiza esse sonho — a saída dessas situações que nem sempre percebemos no dia a dia. 

Ora, se você é um profissional que conseguiu uma certa estabilidade, tem uma poupança, ou uma aposentadoria, passar os dias no sofá esperando o destino nunca foi uma atitude sensata. O vigor físico se mantém para quem está em pleno agito. Todos os profissionais de saúde repetem o mesmo mantra: movimente-se.

Movimentar-se é a chave de uma vida saudável. Isso inclui conhecer novas paisagens, aprender um idioma, encontrar pessoas e culturas. Aquele prato que você nunca ouviu falar. Uma festa diferente de tudo que você viu. Amizades que rompem fronteiras. Movimentar-se é procurar o novo e nada melhor que uma mudança para outros países.

Outra vantagem é a própria idade. Não existe limite para novas “aventuras”. Tem gente pulando de paraquedas ou andando de asa delta depois dos 50. Com os pés no chão, emoções estrangeiras vão surpreender você.

Enfim, seja no trabalho, na família ou no cotidiano, viver no exterior por um tempo é o que cada um de nós necessita para um salto de qualidade. Não existe limite de idade, deve existir — isso sim — determinação para experimentar e usufruir dessas conquistas.

Posts Relacionados

voltar