Como fazer intercâmbio com emprego no Brasil?

Uma das questões que surgem nos atendimentos da Trip é quando a pessoa quer fazer um intercâmbio ou faculdade em outro país mas tem uma carreira consolidada no Brasil e não quer abrir mão desse emprego.

Devemos considerar o intercâmbio indicado em qualquer situação. Fazer intercâmbio é muito diferente de fazer turismo. No turismo, você passa e vê, às vezes sente. No intercâmbio, você vive, conhece a cultura, transforma-se de forma profunda. Claro que ambas situações desvendam o mundo, mas o intercâmbio possui objetivos claros: aprendizado e aprimoramento em um idioma e no trabalho e avanço na carreira.

Para aqueles que possuem empregos consolidados no Brasil, mas sentem que precisam da experiência fora, listamos três situações que devem ser consideradas.

Coragem

Coragem é sim necessária para decisão de mudança de carreira. Mas ela deve possuir racionalidade e lógica. Você está feliz? Percebe que é o momento de uma mudança? Está faltando algo para se sentir completo como profissional? Diversas questões devem ser respondidas com franqueza para a tomada de decisão.

Intercâmbio de curta duração

Uma alternativa válida em muitas situações é fazer um intercâmbio de curta duração. Dessa forma, é possível buscar mudanças mantendo os vínculos anteriores. Muitas empresas e organismos oferecem férias ou licenças sem desligamento, para isso basta um diálogo construtivo com olhar no futuro e ganhos para todas as partes.

Intercâmbio com trabalho remoto

Essa situação é, sim, uma das mais usadas. Hoje, o trabalho remoto é utilizado no mundo todo com muito êxito. Possibilita fazer intercâmbio e continuar a carreira no Brasil. Para ser intercambista e nômade digital, basta ter disciplina e planejar a atuação com a equipe de trabalho.

Não faltam motivos para a realização do intercâmbio com grande impacto na carreira. Viver de forma plena o aprendizado de idioma, vivência cultural e social em um país vai enriquecer muito a vida profissional.

Posts Relacionados

voltar