Acomodação: Centro ou no bairro? Eis a questão!

Uma dúvida frequente para quem procura moradia em uma cidade irlandesa, seja em Dublin ou em Cork, são as vantagens e desvantagens de cada localização. Morar na área central ou em um bairro mais distante do centro?

Algumas variáveis devem ser consideradas em cada situação.

Morar no centro

Se você fizer uma enquete, com certeza a maioria dos intercambistas vão ter a certeza de que a região central é o melhor dos mundos, por estar próximo de trabalho, da escola escolhida e mesmo dos principais locais de lazer ou, como se diz, “perto de tudo”.

Claro que isso deve ser considerado, mas um lugar tão bom também tem suas peculiaridades e no centro os preços de aluguel são bem mais caros e o espaço é também menor; alguns espaços, como um quarto sozinho (Single Room), podem ser raros, o que vai comprometer sua qualidade de vida.

Morar em bairro

Em bairro, pelo contrário, o intercambista não está “perto de tudo” e tem que contar com transporte coletivo, trem e ônibus, com seus horários, principalmente no retorno da rotina ou da balada.

Por outro lado, em bairros a possibilidade de encontrar moradias mais baratas e mais espaçosas aumenta bastante. Além disso, um grupo de amigos pode conseguir alugar uma casa grande com quintal e jardim, em uma rua arborizada e com vizinhos em sua maioria irlandeses para interação e prática do idioma. É ou não é também um mundo perfeito?

Transporte e qualidade de vida

É bem importante que você coloque em uma planilha as vantagens e desvantagens de morar no centro ou em bairro, com destaque para quanto você vai gastar com transporte, traçando a logística diária necessária e incluindo também o grau de conforto que você terá.

O mais importante é você ter muita racionalidade no momento de escolha da moradia. “Muita calma nessa hora”, quem é brazuca sabe o que significa. Analise a situação utilizando critérios como valor da moradia, instalações e transporte a ser utilizado, mesmo que seja adquirir uma bike. Deixe de lado ideias fixas do que você quer, que são prejudiciais; permita fluir conforme você for levantando os dados e possibilidades.

Felicidade sempre

Outra dica é conversar com quem mora no centro da cidade, mas principalmente quem mora em bairro. Com certeza, essa vivência será importante na hora da escolha.

Quando pensamos em moradia, temos logo na cabeça que é só chegar da rua e dormir. Mas lembre-se de que sua vida não é somente essa. Você deve ter um local em que você sinta-se bem, com um espaço que permita estudar, cozinhar e mesmo pensar na vida. Porque, acima de tudo, ser intercambista deve ser uma experiência enriquecedora.

E você deve ser feliz na sua moradia.

Posts Relacionados

voltar