O que é intercâmbio?

É importante termos em mente qual o significado da palavra intercâmbio. Na maioria dos dicionários, a acepção do termo quer dizer reciprocidade de relações (comerciais, culturais etc.). Pode ser entre nações, entre pessoas, entre pessoas e países. Existe um termo bem utilizado nos meios acadêmicos e empresariais: “Fazer um intercâmbio de ideias”.

Ou seja, uma troca, uma permuta, está na raiz da palavra intercâmbio.

No caso específico de se tornar tripper pela Trip, tem como significado uma viagem a outro país, para aprendizado de outro idioma e também para trabalho em determinado período, em que a pessoa aceita e se adapta às leis e às regras estabelecidas.

Também neste caso, o significado original se aplica.

O intercambista recebe um aprendizado (estudo) e remuneração (trabalho) e “em troca” deixa no país visitado sua mão de obra, vivências culturais e práticas de seu país de origem, além de aquecer a economia local. Existe uma relação ganha-ganha tanto para o intercambista como para o destino escolhido.

Ao passar um período no país, muitas coisas são conquistadas pela pessoa. Entre tantas, podemos destacar quatro neste post:

A imersão no inglês como “primeira língua” durante o período. O aprendizado acontece em escolas especializadas no ensino a estrangeiros. Também ocorre no dia a dia, nos mercados, nos pubs, nas ruas, nos transportes, na vizinhança; aprende-se no cotidiano. Falar sempre em inglês é o objetivo principal para o intercambista.

Outro aspecto importante é o trabalho permitido no país, que possibilita à pessoa ter uma renda para subsistência, ganho na moeda local (euros) e possibilidade de guardar para envio ao país de origem ou mesmo viagens para outros países da Europa.

Viagens. Palavra-chave para quem é intercambista. Como em todo trabalho, o tripper terá um período de férias em que pode escolher diversos países da Europa para conhecer. As passagens de avião são surpreendentemente baratas e alguma roupa no “mochilão” é um convite para novas experiências.

Por último, não menos importante, o crescimento pessoal de cada um, com infinitas conquistas íntimas, sociais, culturais. Ter uma visão renovada de si mesmo, com as lentes de um novo país.

O significado de intercâmbio é sair do termo batido, mas ainda válido, “zona de conforto”, e encarar infinitas possibilidades, perrengues e oportunidades. Ver o mundo, estar no mundo, conhecer, sentir que o mundo é sim extraordinário e merece ser vivido.

Posts Relacionados
Tags:
#Reflexões

voltar