Muito além da fluência, o verdadeiro sentido de um intercâmbio 

Viver um intercâmbio é muito mais que aprender um idioma. Quem pensa somente por esse aspecto acaba se decepcionando e aprendendo pouco. Falar inglês é sala de aula, estudo e prática, claro, mas é também “deixar fluir” em vários aspectos da sua nova vida em “terra estrangeira”, como gostamos de falar. 

Por isso, quando pensar ou sonhar com um intercâmbio, considere também outras conquistas tão importantes, instigantes e reveladoras.

É sobre isso este post. 

Sentido de viver

Intercâmbio é romper com as raízes que nos ligam a sistemas repetitivos: uma caixa pronta para você utilizar. Nascer, crescer, arrumar um emprego, tirar férias, se aposentar. Não que isso seja negativo, mas existe vida, muita vida entre essas etapas. Ir para o exterior é fazer algo que vai libertar sua visão de mundo com muitos aprendizados, novos sentimentos, novas memórias, redefinição de jornadas.  

A força de realização do sonho

Você pode sonhar com fazer uma faculdade, ter um bom emprego ou ser alguém diferenciado em relação a outros profissionais. Todos esses sonhos são válidos e possíveis. Mas, ao inserir neles uma temporada morando no exterior, os sonhos recebem uma força sem igual. Energia pura. O “viver em outro país” oferece a valorização de cada realização ao construir vivências com pessoas de vários países — no trabalho, na vida social, em viagens ou na sala de aula. 

Enfrentamento de medos

Já escrevemos muito sobre a expressão “vai com medo e tudo” ou mesmo a conhecida definição “zona do conforto”. Viver no exterior é enfrentar de frente medos e receios. Desafios que nos engrandecem: deixar para trás o lugar que conhecemos, nossos amigos e familiares. Mas nada substitui as conquistas de novos horizontes. Fazer novos amigos, trabalhar em novos locais, morar em novas casas, ter novos vizinhos, conhecer novas culturas e costumes, acumular conhecimentos. Ressignificar saudades.⠀

“Eu sou capaz”

Pensadores e filósofos contemporâneos dizem que devemos fazer algo de extraordinário todos os dias. Porque é muito fácil cairmos na rotina de nossas vidas: a mesma paisagem sem surpresas ou avanços. Viver no exterior por um tempo é um “combo” de realizações. Sim, ser fluente em um segundo idioma abre portas profissionais e sociais. Mas tem também algo que você vai levar para toda sua vida. Você reencontrar-se consigo mesmo, superando as suas próprias expectativas e se transformando em uma versão mais atuante de si mesmo.

A Trip considera cada tripper um ser capaz de desenvolver-se diante de novos desafios.

Fale conosco para realizar seu sonho de intercâmbio.

Posts Relacionados

voltar