5 destinos para praticar o gaélico
Nem todo mundo fala somente o inglês na Irlanda. A língua oficial do país é o gaélico, mas você vai ter dificuldade de encontrar alguém nas ruas ou nos comércios conversando no idioma. Somente na hora de algum brinde, nos pubs, você pode viver a experiência: “slàinte”, um termo em gaélico que significa saúde.
Levantamentos recentes indicam que 40% dos irlandeses falam o idioma. Por um grande período da história, o gaélico foi dominante, levado para diversas regiões fora do país. Hoje, no sistema de escrita, existe também uma “forma escrita padrão” elaborada por uma comissão parlamentar na década de 1950. O gaélico tem estatuto constitucional como a língua nacional e primeira língua oficial da República da Irlanda; também é a língua oficial da Irlanda do Norte. Está entre as oficiais da União Europeia.
Em vários locais da Irlanda, o gaélico é o idioma dominante. Vale a experiência para uma viagem, para conhecer as origens culturais de um país.
Gortahork
Localizada a noroeste do Condado de Donegal, a vila tem uma história forte local e diversas lojas, forjas, hotéis, correios e outros pontos de encontro para as comunidades nas áreas do entorno.
Gweedore
Um distrito localizado na costa atlântica do Condado de Donegal, no noroeste da Irlanda. É conhecida por ser um berço da cultura irlandesa com antigos costumes, música tradicional, teatro, jogos gaélicos desempenhando um papel central e fundamental na vida da população local, juntamente com sua rica paisagem e muitas praias.
Aran Islands
São um grupo de três ilhas na foz da Baía de Galway, ao largo da costa oeste da Irlanda. Os visitantes vêm em grande número, especialmente no verão. Vários fortes datados da Idade do Bronze e da Idade do Ferro são atrações turísticas das ilhas.
Cornamona
Localizada no Condado de Galway, a vila fica ao norte de Lough Corrib, no meio dos distritos de Joyce Country Mountain e Lake. É um local popular entre pescadores de trutas e salmão.
Ballyferriter
Fica no oeste da península de Corca Dhuibhne. A vila é mais movimentada durante o verão devido a um influxo de estudantes, quando adolescentes e adultos frequentam cursos de gaélico na escola nacional local e em outros locais da vila como parte das faculdades irlandesas locais.
voltar